19 de outubro de 2010

LIGAÇÕES PERIGOSAS, MAS BELÍSSIMAS

Vi essas imagens hoje e fiquei encantada com a qualidade dos figurinos de Maria Gonzaga. Eles são do espetáculo "Ligações Perigosas", que estreia dia 23 na Faap, em São Paulo (meninas de Sampa, não percam!). Entre as entrelas Maria Fernanda Cândido, Marat Descartes, Chris Couto, Sabrina Greve, Laura Neiva, Clara Carvalho, Camila Czerkes, Ivan Capúa, Ricardo Monastero e Julio Machado. A direção é de Mauro Baptista Vedia.
No espetáculo Maria Fernanda Cândido interpreta Madame de Merteuil, uma mulher estrategista que tem controle das situações e das pessoas ao seu redor, e faz da sedução e do sexo uma forma de viver. No cinema esse personagem foi magistralmente interpretado por Glenn Close.

A peça acontece em torno de 1780 entre o outono e o inverno e a ação é realizada nos salões e quartos de algumas das mais exuberantes mansões e castelos em Paris, e em seus arredores. Por isso os figurinos em estilo Rococó, período suntuoso em que viveu Maria Antonieta e Luis XVI.
 
 A Marquesa de Merteuil pede para seu ex-amante e amigo, Visconde de Valmont, uma missão: seduzir a adolescente virgem Cécile, filha de sua prima, Madame de Volanges, prometida em casamento ao ex amante da Marquesa, Gercourt. Porém, Cécile tem um outro pretendente, o jovem idealista Danceny.


 Valmont recusa o pedido, pois já tem uma missão mais interessante, seduzir a casada e recatada Madame de Tourvel. A Marquesa insiste e a recompensa para Valmont será uma noite de amor com ela.

Valmont oscila entre ambas as tarefas num pacto de amigos com a Marquesa de Merteuil. Só mais tarde, ele percebe que foi vítima de uma armação.

Fotos: João Caldas/Divulgação
* Apesar de serem muito bonitos, preciso fazer algumas considerações sobre o figurino:
* O que é o estilo Rococó sem as famosas, e até gigantescas, perucas brancas?!
* A cor das roupas está muito escura, quando deveria seguir uma cartela de tons pastéis.
* E convenhamos que está faltando um cadim de glamour - leia-se dourado, darling!
* Mas, no fim de tudo, o teatro é uma linguagem que não domino, então fica difícil criticar. É uma necessidade de dramaticidade em todos os elementos que - acredito - tenha levado a essas escolhas afinal.

Aqui embaixo algumas imagens do e sobre o século XVIII




Enjoy it!

 

PS.: Ops... Postei sem o título. Sorry!!!rs

3 comentários:

Rebeca Pimentel disse...

Figurinos MARAVILHOSOS!!

Beijão, Colega!

To seguindo aqui!

http://www.colegaqueloucura.com/

Rebeca Pimentel disse...

Sabe que eu também queria mudar o meu! o que tem lá foi eu que fiz! hauahhauah... Sou muito curiosa, etão saio fuçando em tudo. mas ainda não ta com a minha cara!!
Se souber de alguém que faça, te mando o link depois!
Beijão

Vanessa Ramos disse...

Que riqueza esses figurinos!! Detalhes lindos! Pelo que vc disse, a peça é envolvente por si só, mas com toda essa produção, dá mais vontade de ver ainda!!

Beijos,
Vanessa Ramos
www.cantinhodoestilo.com